Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate this Page



ONLINE
1


Partilhe este Site...



Total de visitas: 2507
Geocaches HIDE IT
Geocaches HIDE IT

Passo 1 - Procurar uma localização para a Cache

O Geocaching é como o mercado imobiliário - o que interessa é o local! É normal que os geocachers escondam as suas geocaches em locais que lhes sejam importantes ou que estejam relacionados com os seus interesses e outros hobbies. Esses locais podem ser muito variados. Aquele sítio ideal para acampar, o miradouro que descobriu numa caminhada, um sítio fora do normal, são todos grandes locais para esconder uma geocache.

Quando pensar onde esconder a cache, não se esqueça de:

  • Cumpre todos os requisitos e as Linhas de Orientação para ser publicado no site? Certifique-se que as releu durante a sua pesquisa. Alguns pontos-chave incluem a saturação de geocaches, conteúdo comercial, solicitação e a manutenção da geocache a longo-prazo.
  • Teve em consideração os acessos? Se estiver demasiado exposta ou muito próxima de estradas e caminhos muito utilizados, aumenta a probabilidade de alguém tropeçar nela por acaso. É preferível esconder a sua geocache relativamente próxima dos caminhos para preservar o ambiente mas deve mantê-la fora da linha de vista das pessoas que possam passar por eles.
  • Pediu autorização ao proprietário ou à entidade que gere o terreno? Se colocar uma geocache em propriedade privada tem de pedir autorização antes de a esconder. Se a colocar num local público, contacte a entidade responsável pelo espaço para saber se existem regras ou restrições específicas para o local em questão. Por exemplo: existem zonas em Portugal com legislação específica onde é proibida a entrada ou qualquer intervenção, punida por lei. Este tipo de regulamentos pretendem preservar áreas protegidas, lugares históricos e culturais que se encontram nessas zonas.
  • Ao colocar a sua geocache estará a causar confusões desnecessárias? Por favor utilize o senso-comum quando escolher o local para a sua geocache. Não a construa de forma a que possa ser confundida com algo perigoso.

Em última análise, é o responsável pela geocache, por isso certifique-se de que está a par de todas as regras aplicáveis ao local onde a colocou. Respeite a zona onde a colocou. Tenha em conta que há outros que irão passear no local.

  • Se o local for habitado por animais selvagens ou se o local estiver fora dos trilhos e tiver vegetação sensível, demasiada circulação de pessoas pode danificar a própria razão que torna a zona interessante.
  • Não coloque geocaches em sítios arqueológicos ou históricos. Na maioria dos casos estas zonas são extremamente sensíveis a uma circulação elevada de pessoas e veículos.
  • Uma geocache escondida num sítio que seja vísivel das janelas de um edifício de escritórios ou apartamentos torna o acto de a procurar demasiado exposto e este pode ser confundido com actividade suspeitas.

Passo 2 - Preparar a Cache

Recipientes de Cache

Comece por escolher um recipiente que suporte o clima durante todo o ano. Os Geocachers costumam usar com sucesso caixas de plástico transparentes e estanques, caixas de munição e caixas estanques utilizadas em barcos. Também deve investir em sacos de plástico com fecho zip para proteger ainda mais o conteúdo da geocache, no caso de o recipiente perder a estanquicidade. Ver exemplos Groundspeak Recipientes para Geocaches.

Qualquer que seja o recipiente, certifique-se que está claramente identificado como uma geocache. A maior parte dos geocachers assinalam o recipiente com a expressão "Official Geocache", o nome da geocache e um contacto se necessário. Quanto mais informação fornecer, melhor.

Conteúdo da Cache

Depois é necessário um livro de registos. Certifique-se que coloca também material de escrita na geocache. Se estiver numa zona onde a temperatura desça abaixo de zero deixe um lápis macio. As canetas congelam e tornam-se inúteis.

Inclua uma nota de boas-vindas a quem encontrar a geocache. A nota, disponível aqui, foi traduzida para várias línguas e explica a actividade caso alguém encontre por acaso a sua geocache.

Finalmente, pode deixar itens de troca dentro da geocache. É altamente recomendado mas não obrigatório. Cabe-lhe a si, dentro das suas possibilidades, decidir o que deixar dentro da cache. Algumas ideias para itens de troca:

  • Máquina fotográfica descartável. Deixe uma e peça a toda a gente para tirar uma fotografia e deixá-la na geocache. Mais tarde pode revelar as fotos e colocá-las na página da geocache.
  • Brinquedos para crianças. Bonecos, jogos, cartas de jogar e muito mais.
  • Trackables.
  • Chaves para um automóvel novo :)

O Geocaching é uma actividade de família e os conteúdos de uma cache devem ser apropriados para todas as idades. Explosivos, fogo-de-artifício, munições, isqueiros, facas (incluindo canivetes de bolso e multi-ferramentas), drogas, álcool ou outros materiais ilícitos não devem ser colocados numa cache. Como sempre, respeite as leis locais.

Comida ou objectos com um forte odor são sempre uma má ideia. Os animais têm melhor olfacto que os humanos, e em alguns casos caches foram mastigadas e destruídas por causa de comida (ou itens que cheiravam como tal) que estava lá dentro.

Passo 3 - Colocar a Cache

Quando estiver no local que escolheu para o seu esconderijo é vital obter coordenadas GPS precisas. No fim de contas é esse o cerne desta actividade. Tenha em conta que com mau tempo a precisão dos aparelhos GPS se degrada.

Alguns aparelhos GPS tem a possibilidade de fazer uma média de várias coordenadas recolhidas. Se o seu aparelho não o permite, o melhor a fazer é marcar um ponto, afastar-se do local e regressar ao local marcando o ponto novamente. Continue a fazê-lo 7 - 10 vezes e depois escolha o melhor ponto obtido. Saiba como fazer a média de um ponto.

Quando tiver o ponto marcado, escreve-o de forma permanente no recipiente e no livro de registos. Certifique-se de que o anotou para o trazer consigo. Deixe algumas notas no livro de registos se quiser, coloque-o dentro de um saco de plástico com fecho zip se for necessário e coloque-o dentro do recipiente.

Passo 4 - Submeter a Cache

Perca algum tempo para ler as Linhas de Orientação novamente. Agora que colocou a sua geocache, ainda cumpre todos os requisitos de colocação? Se sim, preencha o formulário online, tendo especial atenção às notas que são fornecidas. Escreva uma descrição apelativa e que faça os geocachers quererem descobrir o local e junte também imagens interessantes.

Adicione os atributos apropriados de modo a que os outros possam avaliar rapidamente a sua geocache. Por exemplo, são permitidos cães? É necessária uma caminhada superior a uma hora? O local é acessível de cadeira-de-rodas? É necessário um barco?

Verifique novamente os dados introduzidos e a formatação e faça as alterações necessárias. Depois de ser revista a sua geocache estará disponível ao público.

Passo 5 - Manutenção à Cache

Depois de colocar a geocache a responsabilidade de a manter e de preservar a zona envolvente é sua. Terá de voltar ao local tão frequentemente quanto lhe for possível para garantir que o colocação da geocache não está a prejudicar a zona e para confirmar que o recipiente se mantêm em boas condições.

A zona envolvente foi perturbada? As visitas à geocache estão a prejudicar de alguma forma a paisagem? Se porventura tiver alguma dúvida acerca da colocação, retire o recipiente e faça as alterações necessárias na página online.

Feliz Geocaching!

 

 

NOTA: 

MINHAS HIDE IT ESTÃO NA SUB-PASTA